sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Destilação simples: saiba para que serve.

Destilação simples


A destilação simples serve para a separação de uma mistura homogênea de sólido e líquido, como NaCl e H2O, por exemplo. É importante que os pontos de ebulição das duas substâncias sejam bastante diferentes. A solução é colocada em um balão de destilação, feito de vidro com fundo redondo e plano, que é esquentado por uma chama. A boca do balão é tampada com uma rolha, junto com um termômetro. O balão possui uma saída lateral, inclinada para baixo, na sua parte superior. Nessa saída é acoplado o condensador.
O condensador é formado por um duto interno, onde em volta desse duto passa água fria corrente. Esse duto desemboca em um béquer ou erlenmeyer.

PANELA DE PRESSÃO! AFINAL, QUE MILAGRE É ESSE!

A panela de pressão permite que os nossos alimentos sejam cozidos em água muito mais rapidamente do que em panelas convencionais. Devido a uma borracha de vedação, ocorre a retenção de parte do vapor produzido, gerando assim um aumento na pressão interna na panela. Devido a isso, a água ferve acima de 100ºC, uma temperatura acima da água numa panela convencional, fazendo com que os alimentos sejam cozidos com mais rapidez.
Por: Adan Santos Lino
Curta nosso amigo: facebook.com/CuriosidadesQueAQuimicaResponde

Curiosidade@

COMO ACONTECE A COMBUSTÃO ESPONTÂNEA.
Os materiais armazenados em grandes quantidades podem sofrer uma combustão espontânea. Isto acontece devido ao calor interno causado por oxidação (reação onde elétrons são perdidos, principalmente quando o oxigênio se combina com algum outro elemento químico, ou quando o hidrogênio é retirado de um composto).
Essa oxidação não permite que o calor seja liberado para o ar ao redor, a temperatura do material vai aumentando até que ele atinge seu ponto de ignição e provoca chamas.
Por volta de 290a.C., um texto chinês registra esse fenômeno descrevendo a combustão espontânea de um tecido armazenado embebido em óleo. 

Uma forma rápido e facil de aprender.



Oração Pré-prova de Química


Pai Nox que estais nos sais
Balanceada seja a vossa nomenclatura
Venha a nox o vosso rênio
Periódica seja a vossa vontade
Assim no ferro como no sal.
O pão nox de cada dia nos boroso
Oxidai nossa valência
Assim como oxidamos a quem nos tem Anidrido
Não nos deixeis cair em oxi-redução
E livrai-nos do sal.
Ametal.